top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiulio Telles

Repressão além da política: crítica e documentação

Critica e documentação sobre a reportagem "Repressão além da Política"

 

Documentação


A reportagem feita por Gabriela Fujita, teve fotos de Mariana Pekin, foi editada por Pedro Cirne e Marco Britto e foi publicada em 12 de agosto de 2018 no site da uol, podendo ser encontrada através do link: https://www.uol/noticias/especiais/ditadura-brasileira-contra-os-gays.htm#repressao-alem-da-politica



Crítica

O texto retrata como, além das perseguições politicas, também havia perseguições a grupos LGBTs durante a Ditadura Militar no Brasil.

No documento está escrito como a homofobia foi instituída como política de estado e como a população LGBT era associada ao rompimento da ordem e do núcleo familiar.

Além do preconceito sofrido pela população heteronormativa, a população LGBT sofria forte repressão do estado, devido a censuras, demissões, prisões, espancamentos, extorsões e torturas pelo único fato de serem LGBTs.

Em especial, as travestis financeiramente menos favorecidas eram alvo constante de extorsão, e eram constantemente levadas a delegacia. Para livrarem-se das agressões e de outras formas de tortura, muitas vezes cortavam – se com giletes para serem levadas à enfermaria.

A autora conta que apesar dos avanços em relação aos direitos da população LGBT ainda há marcas profundas na população LGBT que refletem aquele período, afinal, muitas vítimas da Ditadura sobreviveram e carregam suas magoas para o resto de suas vidas.




4 visualizações0 comentário
bottom of page