top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiulio Telles

Rita Moreira - Hunting Season / Temporada de Caça: Crítica e documentação

Crítica e documentação sobre o documentário "Hunting Season / Temporada de Caça" de Rita Moreira

 

Documentação

O documentário tem 22 minutos de duração, foi dirigido por Rita Moreira e teve estreia em 1988.

Recebeu 12 premiações, dentre os quais os prêmios Grande Premio, Melhor Argumento, Melhor Vídeo, Melhor Roteiro e grandes prêmios de Júri Popular.

Foi publicado no youtube em 2012 e tem como tema a onda de assassinatos de homossexuais no estado de São Paulo nos anos 80.

Além de depoimentos de transeuntes das ruas, o documentário também conta com depoimentos de figuras do meio artístico e cultural, como Zé Celso, Jorge Mautner e Roberto Paiva.

O documentário pode ser assistido através do link https://www.youtube.com/watch?v=rjan_Yd0C5g


Crítica

O documentário revela a posição da população brasileira que não era LGBT em relação à onda de assassinatos de homossexuais que estava acontecendo no Brasil na década de 80.

Alguns brasileiros eram contra isso e a favor da liberdade sexual, mas a grande maioria se mostrou conivente e/ou apoiava o extermínio de homossexuais.

Vários faziam piadas ou falavam que eram contra demonstrando uma linha de raciocínio totalmente homofóbica.

As pessoas que demonstraram maior empatia às vitimas eram as pertencentes ao meio cultural e artístico.

Além disso, são mostradas notícias de jornais sobre grupos de extermínio contra homossexuais e a associação que a mídia fazia do grupo social à doenças como AIDS.

Sabe-se que a Ditadura Militar no Brasil teve fim em 84, e que o regime pregava a heteronormatividade como padrão de vida a ser seguido, marginalizando e criminalizando a população LGBT.

Portanto, a reação da população que não pertencia a essas minorias justificava-se pela absorção dos conceitos transmitidos pelo regime na época.

Outra notícia que foi mostrada no documentário foi um dado de um levantamento que apontava que cerca de 90% dos sequestros e assassinatos que ocorriam no Brasil tinha envolvimento das policias.

O pensamento homofóbico é presente até hoje no Brasil. Com certeza houve uma melhora significativa em relação à conscientização das pessoas sobre o tema, porém ainda existem muitos casos graves de homofobia.

O Brasil passa atualmente por uma onda de conservadorismo, e com ela é possível observar também uma onda de intolerância e radicalismo. Pessoas brigam na rua pela esquerda e pela direita do país, o presidente e o vice-presidente da república são militares e disseminam pensamentos que subjugam as minorias sociais e políticas, o presidente levou uma facada, crianças são vítimas de balas perdidas.

O momento de efervescência pelo qual passa o Brasil exige que olhemos para o nosso passado para que não repitamos os mesmos erros de gerações passadas. Isso é evolução, isso é aprendizagem. Uma boa maneira de revisitar o passado é ouvir histórias, apreciar narrativas.

Esse documentário aborda o tema dos assassinatos por meio, principalmente, da opinião de pessoas que não pertencem às minorias sociais, e baseado nessas opiniões é construída uma crítica. A crítica é a simples exposição do problema, o que a torna tão eficiente e condizente com sua proposta, e faz do produto audiovisual uma obra genial.

82 visualizações0 comentário
bottom of page